3 principais motivos da sua comunicação não dar resultados

Como ter melhores resultados com as ações de marketing e comunicação em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico?

A frase que mais temos ouvidos dos empresários é: estamos cansados, pois parece que estamos fazendo o dobro de esforço para conquistar clientes e ninguém dá valor.

E é exatamente isso que está acontecendo.

Como o consumidor hoje é multichannel, a comunicação tem que ser omnichannel. Entendeu? Eu explico. As pessoas hoje estão ‘consumindo’ informação em múltiplas telas ao mesmo tempo. Exemplo básico: assistindo TV e olhando o Facebook no celular.

O problema é que o cérebro não consegue processar duas informações ao mesmo tempo, isso faz com que as pessoas estejam cada dia menos participativas, tudo por conta do excesso de informação que elas recebem e interagem.

Por conta disso as empresas e agências precisam criar meios de chamar a atenção do consumidor que muitas vezes estão ao nosso lado na sala, mas apenas de corpo presente. E uma das formas de fazer isso é criando ações omnichannel, ou seja, estando presente em diversos meios de forma criativa, com o objetivo de fixar uma mensagem na mente do consumidor.

Além disso, o gestor tem ainda que saber utilizar a comunicação de forma estratégica, e para isso precisa atentar para as 3 principais causas de não ter resultados na comunicação.
 

1º - Não ter objetivo com meta SMART

O principal motivo do empresário se frustar com suas ações de comunicação é não ter um objetivo com uma meta clara.

Isso faz com que sua equipe e sua comunicação não saibam para onde ir, ou seja, qualquer lugar ta bom, qualquer resultado ta bom.

Uma meta SMART é apontar dados palpáveis para seu objetivo.

Vamos pegar um Objetivo de marketing: aumentar as vendas.

Mas a pergunta é: Aumentar em quantos %? Como vai ser medido? Essa meta é realista, ou seja, conseguimos atingí-la? Esse objetivo é realmente estratégico para nosso negócio? Em quanto tempo conseguiremos alcançá-lo?

Responda as perguntas acima e você terá objetivo com meta SMART.

É importante também você saber "O que você quer comunicar?", você quer fazer as pessoas irem até a loja, ser informados do novo posicionamento da empresa, engajar pessoas há uma causa, etc.

Nessa hora pode ser que você precise contar com a ajuda de uma agência de publicidade, mas a ideia geral é essa.

Assim você irá focar sua mensagem no que realmente importa.

_Problemas de não ter objetivos e metas SMART: se frustar de não ter alcançado o resultado que apenas você sabia.


2º Não manter uma Moovimentação constante

O segundo maior erro das empresas é comunicar apenas quando quer vender mais, e não se preocupar em manter um relacionamento diário, ou mensal com seus consumidores.

_Leia => O que sempre deu certo já não funciona mais


O consumidor mudou, e isso não é papo de ‘marketeiro’, é porque realmente mudou, eles querem se envolver com as marcas, querem mais do que nunca pertencer, dar sentido.

E isso é o que faz as marcas terem que trabalhar dobrado, pois tínhamos uma ideia de que apenas grandes marcas faziam publicidade, apenas marcas como a Coca-Cola, Apple, etc. investem em branding. Mas não é verdade.

Com a chegada das Mídias Sociais, todos podem divulgar sua empresa, porém isso fez com que todas as marcas praticamente se igualem, sendo criado até uma frase que diz: Na internet todo mundo pode ser grande.

Esse relacionamento pode ser construído através de conteúdos relevantes, ou seja, conteúdo que realmente sua Persona está procurando consumir. Esse conteúdo deve ser compartilhado no seu Blog e redes sociais.

_Problema de não manter um moovimento constante: sua marca não construirá um relacionamento com seu consumidor.


3º Não saber quem é sua Persona

O principal motivo da falha na comunicação é as empresas não terem definido sua Persona. Vale lembrar que persona não é o mesmo que público-alvo, o que também é importante ter. Na verdade, ter o público-alvo é o primeiro passo para saber e criar a sua persona.

Mas o que é persona?

Basicamente é a personificação do seu cliente ideal. É um personagem do seu cliente-chave, aquele cliente que é seu sonho atrair sempre, normalmente aquele que gasta muito e chora pouco, hehe.

Vou compartilhar a persona da Moov com você.

Pedro, 40 anos, casado, dono de uma pequena/média empresa que atua na cidade e região e que ainda se envolve muito com a parte operacional da empresa. Trabalha muito e tem o sonho de ter sua empresa reconhecida como a melhor no que faz. Quer fixar sua marca no coração das pessoas através de ações úteis, mas também quer ver seus esforços em comunicação tendo resultados. Costuma acessar as redes sociais, gosta de participar de confraria e/ou encontros entre amigos.

Perceberam a diferença em relação ao público-alvo?

Público-alvo normalmente é o perfil geral do seu cliente, por exemplo: Homens e mulheres entre 20 a 35 anos, casados com filhos.

A Persona vai além, que é identificar o que ele faz durante o dia e qual dor sua empresa resolve.

_Problema de não ter uma persona clara: não saber como seu cliente se comporta e qual conteúdo quer consumir.


Esses são apenas 3 motivos, existem outros, mas se você quer ter melhores resultados com sua comunicação, tire um tempo para resolver esses três itens.

Abaixo vou deixar algumas dicas do que fazer

1 - Ter definido o diferencial e posicionamento da sua marca. Isso ajudará a criar a persona
2 - Utilizar as redes sociais e o marketing digital para movimentar a marca
3 - Descrever quem seria o cliente ideal para você
4 - Criar um calendário anual de comunicação alinhado aos objetivos da sua empresa.

Acredito que assim você colherá bons frutos.

Até a próxima.