Olhe para seu Cliente ao invés da concorrência

A lição aqui é simples: você quer que sua empresa seja a líder de mercado? Então pare de seguir o líder.

Um dos maiores erros da atualidade é o empresário olhar ou se movimentar apenas quando o concorrente se movimenta.

A frase usada na chamada do texto vem do livro Zag, escrito por Marty Keumeier, que tem o objetivo de mostrar como cada empresa precisa deixar sua marca no universo, e só conseguirá isso levando para o mercado inovação.

 

Aqui é muito importante lembrar que o sinônimo de inovação é correr riscos, calculados, mas mesmo assim riscos. Pois inovar é exatamente não saber se dará certo. Aqui vai mais uma dica, agora do Google, lance sua versão beta o mais rápido possível, a essência aqui é errar rápido para corrigir rápido.

Nós aqui na Moov costumamos dizer que não existe melhor "marketeiro" do que o empresário, pois é ele que está na linha de frente da sua empresa, é ele que sabe o que foi comprado e pra quem será vendido.

Então, a melhor forma de inovar e se destacar da concorrência é olhar para seu cliente. Para isso você precisa responder 2 perguntas, são apenas duas, mas que na prática não são tão simples assim de responder, porém não são impossíveis.

Pergunte-se:

O que meus clientes querem realmente (no meu nicho)?

Recebi um feedback do Sr. Guaraci Pletsch em um dos meus conteúdos enviados por e-mail e por isso vou usar a Rota Sistemas de Segurança como exemplo.

Leia a matéria completa no Blog da Moov => O futuro das Empresas nas Redes Sociais

A pergunta a se fazer é: O que meus clientes querem?

No caso da Rota começa com segurança, porém se extende há tranquilidade, que gera conforto, que gera confiança.

Em cima dessa pergunta você já tem uma gama de outras micro-perguntas como: será que se permitirmos o próprio cliente gerenciar as câmeras da sua casa seria interessante pra ele? Será que ligar e desligar as luzes da sua casa enquanto ele está de férias seria confortável para eles?

Aliás, isso a Rota já oferece para seus clientes, mas é um bom exemplo.

A segunda pergunta para inovar é: Quais os ‘medos’ dos meus clientes, ou ainda melhor, o que causa esse medo?

Pegando nosso exemplo, reportagens mostram que alguns ladrões identificam quando as pessoas não estão em casa porque a luz da casa fica sempre acesa. Ualllll, sacou a inovação?

Essas duas perguntas servem para qualquer empresa e ajudam o começo de inovação.

Mas você empresário, de qualquer setor e porte de empresa, tenha em mente que com a quantidade de informações com que as as pessoas são bombardeadas hoje em dia, só tem espaço para 1 empresa na memória/coração delas, adivinha para qual? A primeira, não a segunda.


Por isso mais que pensar apenas em marketing, você precisa pensar no branding, no que faz sua empresa abrir todos os dias, no calor da alma que faz ela querer estar viva. Só assim você vai querer ser o primeiro e nunca o segundo.

Espero ter ajudado e se precisar estou no e-mail gelson@agenciamoov.com.br