O que sempre deu certo já não funciona mais!

Se você e sua empresa não estão conseguindo acompanhar a Nova Geração saiba que você não está sozinho. Porém isso não é sinônimo de alento, e sim de alerta.

Que estamos vivendo num mundo completamente informado já não é novidade, porém muitos empresário e até gestores de marketing não estão conseguindo acompanhar ou até mesmo entender o que está acontecendo no mundo hoje.

Nunca antes no mundo se teve tanta informação disponível ao alcance de todos e a qualquer hora. Isso por conta dos meios digitais e a internet. Porém isso está causando uma falta de entendendimento para as gerações mais antigas, pois estamos deixando de viver o que sempre deu certo, para viver o que não se sabe se dará certo.

Ontem, 05/11/2017, assisti uma das melhores palestras da minha vida, Edson D’Aguano da Consultive Branding deu uma aula sobre a transformação que estamos vivendo na forma que consumimos e na forma que agimos.

As pessoas das gerações X, Y e Z estão vivendo por propósito e não mais pelo que o ‘mundo’ dizia que era o certo. Jovens de 20 anos já não querem um carro e sim o UBER, e com o dinheiro do carro passar um mês na patagônia.

As marcas que mais sofrem são as que possuem mais de 5 anos de vida, pois nasceram com uma cultura focada do Produto e no Preço, sem pensar muito em suas próprias marcas. E são essas que terão maior trabalho de se adaptar, principalmente marcas pequenas e médias que terão que recriar suas culturas organizacionais e apostar, ou melhor, enraizar o Branding em sua gestão.

A maioria das marcas/Empresas que estão nascendo agora já nascem ligadas há um propósito de existir, ou seja, não estão focadas apenas com O QUE VENDER, e nem COMO VENDER, mas sim com o POR QUE VENDEM. Lembrando que Propósito é maior que missão e visão. Propósito é “Por quê você faz o que faz?”. Vou deixar um exemplo prático daqui da Moov mesmo.

Nosso sonho inicial era fazer com que empresas de pequeno e médio porte entregassem valor para seus clientes, não apenas focassem em vender, vender, vender, pois sabemos que pessoas que amam uma marca vão fazer de tudo para comprá-la.

Por conta disso a Moov nunca focou apenas em comunicação, mas sim em Branding, mesmo que no início sem um processo estruturado. Queriamos “educar” o mercado, mostrar que ações criativas também geram vendas.

Por isso o Propósito da Moov é: Ajudar/Ensinar empresas a encontrarem o seu propósito e posicionarem suas marcas na cabeça e no coração do seu consumidor.

Agora compare com nossa Missão: Unir empresas e clientes de forma criativa e com resultados.

Nossa visão é: Ser reconhecida como a principal agência estratégica de comunicação, inicialmente no interior do RS depois Brasil.

Por isso que acreditamos que marcas que não conseguirem desenvolver uma cultura, um propósito de existir, não conseguirá se conectar com essa Nova Geração, pois eles não estão ligados apenas no Preço. Mas sim na experiência que sua marca pode proporcinar para eles.