O alcance da sua Fan Page no Facebook deve cair ainda mais em 2018

As redes sociais deram mais vida a comunicação de micro e pequenas empresas ao longo dos últimos anos, porém isso está prestes a acabar.

Como é bom poder divulgar produtos e serviços para muitas pessoas de forma gratuíta não é mesmo?

Foi exatamente isso que as empresas de todos os portes e setores acharam nas redes sociais, dando ainda mais vazão ao mito de que anunciar ou vender na internet é de graça, ou quase.

Porém há aproximadamente 2 anos, ou um pouco mais que isso, o Facebook, que é a principal rede social ativa hoje (mesmo o Instagram crescendo muito) anunciou que seu algoritmo iria barrar conteúdos de Fan Pages para dar preferencia às publicações de pessoas, traduzindo: o Facebook iria mostrar para você na sua timeline mais publicações de amigos seus do que de empresas que você curte.


Alguns números para você entender esse impacto

Antes dessa atualização, o Facebook entregava as publicações que você e sua equipe faziam na Fan Page para em torno de 30% à 80% dos seus fãs. Ualllllll.

Imagine isso, você tem 5.000 pessoas que curtem sua página e 1.500 pessoas (30%) recebiam seu conteúdo, e melhor, de graça. E era exatamente isso que acontecia.

Por isso a principal estratégias das marcas nas redes sociais antigamente era aumentar o número de fãs.


Depois da atualização

Depois da atualização anterior, o Facebook passou a entregar o seu conteúdo para algo em torno de 3 a 10% dos seus fãs.

Seguindo nosso exemplo, se você tem 5.000 fãs e o Facebook entregar para 10% dá em torno de 500 pessoas.

E aí entra o funil de marketing, pois é fato que essas 500 pessoas não vão curtir, comentar ou compartilhar seu conteúdo, por "N" motivos (falta de tempo, sem vontade, não gostou, etc).

Mas o pior estava por vir

É caro leitor, se você tem uma Fan Page, independente do porte da sua empresa e quantos fãs ela tem, saiba que o trabalho ficará ainda mais árduo.

Mark Zuckerberg (CEO do Facebook) anunciou seus objetivos para 2018 e entre eles está a luta de fazer com que cada vez mais as pessoas interajam com pessoas (o que vamos combinar que é uma bela causa).

Mas para que esse objetivo se concretize, o Facebook precisa priorizar pessoas e não empresas, e vai apertar ainda mais a taxa de entrega de conteúdo gerado por Fan Pages.

A partir de agora a rede social irá priorizar conteúdo de familiares, depois amigos e depois páginas curtidas.


Um exemplo prático de como funciona

Simples, vamos supor que em médias as pessoas tenham 1.000 amigos, e que desses, 10% publicam diariamente. Significa que no mínimo as pessoas terão 100 publicações de amigos e familiares para ver diariamente.

Onde ficará sua publicação?

Essa pergunta é pertinente, pois além dos amigos, precisamos entender que as pessoas já curtem várias outras páginas, que também geram conteúdo.

Por conta disso você precisará ir se acostumando com a entrega cada vez menor das suas postagens e com o número ainda menor de interação e engajamento que é medido pelos famosos Curtir, Comentar e Compartilhar. Além é claro do Clicar para ver o conteúdo.

Fizemos outro texto que pode lhe ajudar => 2 maneiras de ter mais alcance em suas publicações no facebook


Se ficou com alguma dúvida, fique à vontade para enviar um e-mail diretamente pra mim: gelson@agenciamoov.com.br

Até breve.