O futuro das empresas nas Redes Sociais

Um diagnóstico base se faz necessário para entregar o real valor da empresas nas redes sociais.

Muitas empresas ainda ficam perdidas de como agir nas redes sociais. Algumas caem no erro em apenas divulgar produtos e esquecem que redes sociais são para relacionamento. Enquanto outras preferem não fazer nada.

É normal algumas empresas preocupadas em marcar presença nas redes sociais acabar criando um conta, porém esquecer de publicar com frequência.

Algumas já passaram da fase de "apenas" estar nas redes sociais e começaram a criar conteúdo, percebendo durante o processo, que esta foi uma atitute que rendeu bons resultados.

Já empresas com maturidade, em determinado momento percebem que precisam ter uma organização melhor na gestão das redes sociais e preferem contar com a ajuda profissional de uma agência digital para fazer essa gestão.

Independente de como sua empresa está gerindo suas redes sociais, eu acredito que o futuro são marcas investindo cada vez mais em consultoria de marketing digital para criar planos de ações para redes sociais e ter uma agência focada na criação de anúncios patrocinados, os famosos anúncios Ads.

Como as redes sociais mais famosas (facebook e Instagram) estão cada dia entregando suas publicações para menos pessoas em sua base de fãs ou seguidores e estão cada dia mais dando preferência para posts em real time, contar com uma consultoria de marketing digital, ou mais especificamente uma consultoria de social media, será um fator determinante para que a empresa consiga passar mais que produtos em suas publicações, mas sim a cultura organizacional.

Já para as agências digitais ficará a missão de gerar lucratividade para as ações em redes sociais. Nesse sentido uma boa opção para quem ainda não tem um site, a geolocalização será um aliado, pois ela está integrando o online e offline, e os relatórios de marketing digital e redes sociais irão mostrar que muitas vendas na loja física vieram de anúncios online.

Para quem já possui uma presença digital que vai além da redes sociais, ou seja, tem um site, blog, e-commerce, os resultados dos anúncios em redes sociais já são medidos através dos relatórios e os gestores de marketing digital sabem o ROI (retorno sobre investimento) que os anúncios Ads estão gerando.

O Instagram com os Stories Patrocinados vão deixar isso mais evidentes e vai exigir das empresas e agências a criação de vídeos em 15 segundos que devem ser muito bem roteirizados e editados, isso claro sem falar dos anúncios em vídeos no YouTube.

Para finalizar esse assunto que está longe de ter fim. A interação entre marca e agência deverá ficar cada vez maior, ou seja, sem a empresa terceirizar para a agência postagens simples que ela poderia fazer, e a agência por sua vez atuar como consultora das redes sociais e ajudar a marca a passar sua cultura, seu "POR QUÊ?" para os consumidores e elevar a percepção da identidade da marca nas redes sociais.

Conteúdo por: Gelson Campos - Especialista em Marketing digital e Ceo da Agência Moov