Plano de marketing simples e objetivo

A maioria dos Empreendedores individuais (MEI), micro e pequenos empresários tem dificuldade de pensar no planejamento de marketing da sua empresa para o ano seguinte. Por isso reuni para esse Papo de Mercado algumas dicas para dar o primeiro passo na criação do seu Planejamento.

Sempre quando me perguntam o que a Moov faz, eu costumo dizer que fizemos comunicação estratégica, sei que de início pode parecer confuso ainda, mas eu concluo falando que comunicamos sua empresa onde precisa ser comunicado, ou seja, onde o seu cliente está.

O que nos dias atuais inclui: mídia de massa, mídia out off home, ações de guerrilha, marketing digital, ações promocionais e campanhas institucionais. Através de várias ferramentas.

Porém uma comunicação estratégica não existe sem um plano de marketing.

Tudo que você faz durante o dia, mês e ano na sua empresa é marketing. Desde o colaborador que você recrutou/contratou até os eventos que você vai ou sua empresa participa é marketing.

Então nós gostaríamos de aproveitar o final do ano, onde sempre é indicado a criação desse plano, para dar um modelo simples e bem objetivo para você planejar o marketing da sua empresa para 2018.

Se você é um Mei, Micro ou pequena empresa que ainda não tem plano de marketing pode começar por esse modelo e conforme você vai se familiarizando pode melhorar ele.

Se você é gestor de uma média ou grande empresa é provável que já tenha um plano de marketing, mas não deixe de ler abaixo/ouvir, pois esse pode servir como um resumo de plano de marketing para ter sempre a mão.

Confira também o podcast realizado na rádio Fronteira FM, sobre o assunto:

Vamos lá…

Eu costumo dizer que "plano de marketing ou você fala a verdade ou nem comece".

Então se você é daqueles que gosta de enfrentar seus medos, a hora é agora.

Responda as perguntas abaixo:

1 - Quem é você? Isso mesmo. Você precisa responder O que faz? Como faz? E Por que você faz o que faz?

Respondendo essas 3 perguntas: O que faz? Como Faz? e Por que Faz? é que você chegará na resposta de quem é você. Só depois disso passe para a próxima.


2 - Pra quem eu vendo? Qual é meu público?

Aqui entra um desafio, normalmente nós empresários temos receio de afunilar o público, porém é necessário. Principalmente pra quem presta serviços.

Seja sincero nessa hora. Pra quem eu vendo? Homens acima de 35 anos que buscam realizações pessoais?

Mulheres das classes A, B e C1 que sabem o que querem e adoram estar bem vestidas, vão frequentemente com seus namorados em restaurantes. Fazem viagem internacional no mínimo 2x por ano?

Agora que vc já sabe quem é e pra quem você vende, Vamos analisar o mercado.


3 - Quem são seus concorrentes?

3.2 - O que eles fazem melhor que você?

3.3 - O que você faz melhor que eles?

3.4 - Que mídias eles estão utilizando?


4 - Quais são os seus principais objetivos? E os da empresa?

Eu separei essa pergunta em duas pelo seguinte motivo. Mei, micro e pequenas empresas tem os objetivos empresariais ainda muito ligados com os desejos do dono do negócio.

Mas é importante o gestor se perguntar o seguinte: O que eu quero pra minha empresa e o que eu preciso para que ela alcance isso?

Nessa hora não olhe apenas para o faturamento, olhe para a Visão do seu negócio. Se você não tem uma visão de negócio definida, olhe para seu sonho como empresa. Isso mesmo, aquele primeiro amor que você tinha quando estava por abrir as portas.

Para ajudar na definição dos objetivos da empresa, vou utilizar a BSC (Balanced Scorecard) para traçar alguns norteadores estratégicos e assim pegar os objetivos de negócios baseados nos 4 níveis dele.


4.1 - Perspectiva Financeira - Aumentar Lucratividade

Isso é possível reduzindo despesas ou aumentando as vendas

  • - Aumentar Receita: expandindo as oportunidades de receitas, aumentar vendas para clientes atuais, aumentar valor do produto/serviço.
  • - Diminuir Despesas: Aumentar produtividade com mesma hora trabalhada, criar autoatendimento para reduzir quadro de colaboradores.

Você pode estar se perguntando agora: “Mas Gelson, como se expande as oportunidades de receitas?”. Eu te respondo. De duas maneiras: a primeira, aumentando as vendas no mercado que você está, ou seja, atraindo quem compra do seu concorrente. A segunda é aumentando o mercado, ou seja, indo para outros mercados, ampliando as vendas. Hoje isso é possível por conta da internet. Você já não precisa mais abrir uma estrutura física para ampliar suas vendas para outros mercados, você pode fazer um e-commerce e disponibilizar seu produto para todo o Brasil.

4.2 - Perspectiva do Cliente

  • - Melhorar qualidade do produto ou serviço
  • - Trabalhar com um linha de marcas premium

4.3 - Processo Interno

Você também pode ter como objetivo melhorar o funcionamento interno da sua empresa, isso é possível através da criação de Processos Internos, veja alguns:

  • - Melhorar processo de gestão dos clientes
  • - Melhorar processo de gestão operacional
  • - Melhorar o processo de gestão das inovações que a empresa tem que gerar

4.4 - Perspectiva de Aprendizado

Para finalizar a parte de objetivos, é muito importante para sua estratégia de marketing cuidar da sua Equipe Interna, tanto você como seus colaboradores.

Por isso a 4 etapa de uma BSC é a Perspectiva de Aprendizado, então tenha como objetivo interno o crescimento da sua equipe, veja quais cursos, workshops, palestras e treinamentos sua equipe precisa participar.
 

Bom, depois que você listou seus objetivos, agora é simples, siga a regra abaixo para definir suas metas e os prazos que você tem para realizá-los.

Vou fazer um exemplo apenas para ilustrar.

Imagine minha empresa chamada Imaginarium que vende peças para decoração para um público Cool que gosta de decorar sua casa, escritório e áreas de lazer.

Eu tracei os seguintes objetivos para 2018:

Perspectiva Financeira:

  • O que? Aumentar faturamento

  • Por que? Criar capital de giro

  • Como? Como já tenho uma equipe reduzida, preciso Aumentar minhas vendas

  • Onde? na loja atual, ou seja, no mercado de são borja

  • Quem fará? Equipe da loja com meios locais, ou com uma agência

  • Quando? Preciso aumentar todos os meses

  • Quanto? 5% ao mês


DICA: Sempre se mova pelo Por que.

Perspectiva do Cliente

  • O que? Ter produtos recém lançados

  • Por que? Vender mais vezes para o mesmo cliente

  • Como? tendo fornecedores exclusivos, ou fora do país

  • Onde? Via Internet

  • Quem fará? Gestor

  • Quando? Quinzenalmente

  • Quanto? 300,00 mês

Faça isso com todos os seus objetivos, depois anote em um calendário as datas do que você precisa fazer.

Para finalizar responda as 2 últimas perguntas.

5. Quais mídias eu devo estar para atingir o consumidor?

6. Que tipo de ações eu preciso fazer durante o ano para agregar valor a minha marca?

 
Poderíamos acrescentar vários outros pontos importantes, porém nosso objetivo é fazer com que você dê o primeiro passo, tendo assim uma visão inicial de tudo que você realizar em 2018.
 
Espero que tenha te ajudado.
 

Frase do Dia:

Duas Empresas NÃO podem representar a mesma Palavra na mente das pessoas.

Do livro 22 Consagradas leis do Marketing - Al Ries e Jack Trout