O que esperar do Natal 2017

E para muitos um dos mais esperados dos últimos 4 anos, pois pesquisas apontam que este é o natal que tem tudo para marcar o fim da crise que nos ronda e açoita nesses anos.

Alguns só sentiram a crise realmente nesse ano de 2017, outros vem desde 2015 com as contas ajustadas.

O que podemos adiantar é que o brasileiro sempre gostou de dar e receber presentes, principalmente no natal. O que mudou foi o valor do presente que na verdade deixou de ser um presente e se tornou uma lembrancinha e também a quantidade.

Para comprovar isso, vamos aos dados.

Pesquisa do SPC / Serasa aponta que a porcentagem de pessoas que tem intenção de presentear não mudou de 2015 a 2017, continua em 73%.  

Já as pessoas que já decidiram que não vão presentear baixou de 18% em 2016 para 8% em 2017, o que mostra uma certa melhora na autoestima da economia.

Um dado muito importante e interessante é que a média de presentes será de 4 por pessoa, e o valor médio por presente é de R$ 104 reais, o que totaliza em mais de R$ 400 reais o ticket médio de compra por pessoa para esse natal.

Os números acima fazem maior sentido quando analisamos para quem são os presentes.

Em primeiro lugar estão os Filhos: 63% da intenção de presente

Em segundo lugar os maridos/esposas: 49%

E em terceiro lugar as mães: 47%

Interessante comprovar como as mães ocupam um lugar especial no coração dos filhos, pois os pais ficam na 5º colocação com 21% da intenção de compra, ficando atrás dos irmãos.

 

A Moda que é um dos setores que mais sofre em uma recessão econômica pode festejar com o natal. Pois as roupas, calçados e acessórios continuam sendo as principais escolhas na hora de comprar presente. Entram nessa lista também os brinquedos e perfumaria.

A pesquisa traz mais um dado que é reflexo do cenário econômico. A maioria das pessoas (52%) está pretendendo comprar à vista. Seguida do cartão de crédito (42%).

Um outro reflexo da crise é que as pessoas tem que se movimentar mais, ou seja, andar mais para encontrar o que procuram a um preço que podem pagar. Ou seja, nesse cenário as pessoas pesquisam mais antes de comprar. E não será diferente neste natal.

83% dos entrevistados dizem que vão pesquisar preço antes de comprar. E adivinhem onde pretendem fazer essa pesquisa? Isso mesmo, na internet.

Entre os locais de busca por informação a internet ganha disparado com 76%. Isso por conta da facilidade de comprar um produto com outro e até mesmo uma loja com a outra.


Uma pausa para outro dado importante

Aqui vale uma dica muito importante: A maioria das pessoas que compram em loja física NÃO é mais pelo atendimento, mas sim por não ter que esperar  o produto chegar.

Aliás, esse dado é de uma pesquisa realizada pela MindMiners, em parceria com a TopperMinds sobre o comportamento dos consumidores com aplicativos de smartphone, e mostrou que dos mais de 1000 brasileiros ouvidos, apenas 4% compra em loja física pelo atendimento. O que é de preocupar.

 

Mas voltando ao Natal…

Aqui na Moov temos vários clientes de varejo, tanto especializado como de moda, e uma das coisas que sempre falamos é que os vendedores têm que atuar cada vez mais como consultores. O que isso significa? Na prática é entender muito bem do produto que está vendendo, suas características e principalmente para que perfil de cliente ele é.

E quem tiver feito essa lição de casa tem uma grande vantagem, pois a maioria das pessoas compra presente olhando para o Perfil do Presenteado.

 

Finalizando as projeções para o natal 2017, vale lembrar que a maioria das pessoas ainda está buscando por Preço. Claro que isso é subjetivo e leva em conta o perfil do seu consumidor.

Mas nossa dica é: Tenha ofertas e promoções especiais para atrair o consumidor, pois é exatamente isso que ele está buscando para este natal. Principalmente para cidades que tem shoppings.

 

Algumas considerações finais…

  • - Se você ainda não tem uma loja virtual, é bom começar a planejar para ter, pois as compras online crescerão mais uma vez

  • - Tenha ofertas

  • - Dê descontos

  • - Facilite a compra


 

Frase do dia

Sem planejamento qualquer crescimento serve, depois não vá culpar o universo.

Gelson Campos