Black Friday: O que é, e quais os principais números

O Black Friday é um dia escolhido para que seja o dia do consumidor, onde o principal objetivo é a redução de estoque para dar espaço aos produtos de Natal e ano novo.

A Black Friday inicialmente é quase que exclusiva digital, porém hoje já conta com várias empresas de loja física participando.

O Black Friday é a data do “EU”, ou seja, é usada Normalmente para SE presentear, diferentemente do natal.

Segundo pesquisa do Google, em 2016 as vendas nas lojas físicas cresceram 11% entre sexta-feira e domingo. Quando comparado a uma sexta feira comum, os lojistas venderam 3,5 vezes mais na Black Friday se comparado a uma sexta-feira comum.

Segundo relatório “Thanks God it’s Black Friday”, organizado pelo Google, que fornece insights sobre o que esperar da Black Friday 2017 a perspectiva para 2017 é de 2.2 bilhões de faturamento, um resultado entre 15% a 20% maior se comparado com a última edição.

Uma ótima notícia para a recuperação das lojas.

Confira o podcast abaixo onde falamos sobre as perspectivas para a Black Friday de 2017

Apesar de algumas incertezas no cenário político e econômico brasileiro, a jornada rumo à Black Friday já começou e segue em constante crescimento, dando base às projeções otimistas apresentadas pela pesquisa.

Vamos aos principais dados da pesquisa do Google

- 71% das pessoas entrevistadas compraram alguma vez no black Friday.

 Fonte: Think With Google

Entre os produtos mais vendidos, ou mais procurados estão

- Eletrônicos, com 44% e vestuário e acessórios

 Fonte: Think With Google

O que mais motiva as pessoas a comprarem na Black Friday?

- 33% esperam a Black Friday para comprar produtos que desejavam, ou seja, já sabem o que querem comprar e só estão aguardando a Black Friday

- 23% por que é um produto que vale a pena comprar na Black Friday - São pessoas que são impactadas pela promoção de alguns produtos e aproveitam para comprar

- 16% não planejava comprar, mas o estímulo do desconto fez aproveitar o impulso - Até então estava inérce a Black Friday e acabou comprando por impulso.

 Fonte: Think With Google

Por que as pessoas compraram na Black Friday?

- 49% por conta do preço. Um aumento de 7% em comparação com o ano passado

- 27% pela confiança na Loja

- 13% pela confiança na Marca

 Fonte: Think With Google

Aliás, as pesquisas do Google mostram que 2/3 das pessoas preferem comprar sempre da empresa que comprou no ano anterior. Daí a importância de entregar uma boa experiência de compra.

Um outra dado importante é que na semana do Black Friday, a mídia tem um papel fundamental, pois como todo os meios estarão falando de Black Friday, as pessoas ficam muito estimuladas a comprar.

E pesquisas mostram que na semana do Black Friday (segunda a quinta) as vendas no comércio aumentam em torno de 16%. O que demostra a força do estimulo da mídia.

 Fonte: Think With Google

A dica é tentar conversar com o consumidor, pois ele será bombardeado por todos os lados. Então sua marca deve tentar ser o mais próximo possível dele, ou seja, criar um diálogo um à um com o consumidor.

Nesse contexto investir em mídia paga para progagar a mensagem é muito importante. Seja em rádio, TV, E-mail Marketing ou anúncios de Links Patrocinados e Facebook Ads.

O Mobile é uma ferramente que deve estar presente no plano de mídia das campanhas de Black Friday, pois pesquisa revelam que o Brasileiro interage com seu SmartPhone 150 vezes por DIA.

Para finalizar vale lembrar que se sua marca foca um público mais premium é bom aproveitar a Black Friday para passar o propósito da sua marca.

Que você aproveite as dicas acima e os dados para endossar seu relatório pré e pós Black Friday. Boa Sorte.

FRASE DO DIA

Não faça uma black Friday pela metade do dobro.

Moov

Dados da pesquisa: Think with Google