Black Friday: O que é, e quais os principais números
O Black Friday é um dia escolhido para que seja o dia do consumidor, onde o principal objetivo é a redução de estoque para dar espaço aos produtos de Natal e ano novo.
A Black Friday inicialmente é quase que exclusiva digital, porém hoje já conta com várias empresas de loja física participando.
O Black Friday é a data do “EU”, ou seja, é usada Normalmente para SE presentear, diferentemente do natal.
Segundo pesquisa do Google, em 2016 as vendas nas lojas físicas cresceram 11% entre sexta-feira e domingo. Quando comparado a uma sexta feira comum, os lojistas venderam 3,5 vezes mais na Black Friday se comparado a uma sexta-feira comum.
Segundo relatório “Thanks God it’s Black Friday”, organizado pelo Google, que fornece insights sobre o que esperar da Black Friday 2017 a perspectiva para 2017 é de 2.2 bilhões de faturamento, um resultado entre 15% a 20% maior se comparado com a última edição.
Uma ótima notícia para a recuperação das lojas.
Confira o podcast abaixo onde falamos sobre as perspectivas para a Black Friday de 2017
Apesar de algumas incertezas no cenário político e econômico brasileiro, a jornada rumo à Black Friday já começou e segue em constante crescimento, dando base às projeções otimistas apresentadas pela pesquisa.
Vamos aos principais dados da pesquisa do Google
- 71% das pessoas entrevistadas compraram alguma vez no black Friday.
Fonte: Think With Google
Entre os produtos mais vendidos, ou mais procurados estão
- Eletrônicos, com 44% e vestuário e acessórios
Fonte: Think With Google
O que mais motiva as pessoas a comprarem na Black Friday?
- 33% esperam a Black Friday para comprar produtos que desejavam, ou seja, já sabem o que querem comprar e só estão aguardando a Black Friday
- 23% por que é um produto que vale a pena comprar na Black Friday - São pessoas que são impactadas pela promoção de alguns produtos e aproveitam para comprar
- 16% não planejava comprar, mas o estímulo do desconto fez aproveitar o impulso - Até então estava inérce a Black Friday e acabou comprando por impulso.
Fonte: Think With Google
Por que as pessoas compraram na Black Friday?
- 49% por conta do preço. Um aumento de 7% em comparação com o ano passado
- 27% pela confiança na Loja
- 13% pela confiança na Marca
Fonte: Think With Google
Aliás, as pesquisas do Google mostram que 2/3 das pessoas preferem comprar sempre da empresa que comprou no ano anterior. Daí a importância de entregar uma boa experiência de compra.
Um outra dado importante é que na semana do Black Friday, a mídia tem um papel fundamental, pois como todo os meios estarão falando de Black Friday, as pessoas ficam muito estimuladas a comprar.
E pesquisas mostram que na semana do Black Friday (segunda a quinta) as vendas no comércio aumentam em torno de 16%. O que demostra a força do estimulo da mídia.
Fonte: Think With Google
A dica é tentar conversar com o consumidor, pois ele será bombardeado por todos os lados. Então sua marca deve tentar ser o mais próximo possível dele, ou seja, criar um diálogo um à um com o consumidor.
Nesse contexto investir em mídia paga para progagar a mensagem é muito importante. Seja em rádio, TV, E-mail Marketing ou anúncios de Links Patrocinados e Facebook Ads.
O Mobile é uma ferramente que deve estar presente no plano de mídia das campanhas de Black Friday, pois pesquisa revelam que o Brasileiro interage com seu SmartPhone 150 vezes por DIA.
Para finalizar vale lembrar que se sua marca foca um público mais premium é bom aproveitar a Black Friday para passar o propósito da sua marca.
Que você aproveite as dicas acima e os dados para endossar seu relatório pré e pós Black Friday. Boa Sorte.
FRASE DO DIA
Não faça uma black Friday pela metade do dobro.
Dados da pesquisa: Think with Google