Campanha Institucional Funciona?

Em uma época onde podemos medir praticamente tudo através do marketing digital, será que podemos medir a eficácia da publicidade institucional?

É importante lembrarmos o que caracteriza uma campanha institucional.

Normalmente são campanhas que tem por objetivo engajar o público em uma causa, ideia, pensamento e principalmente, posicionar a empresa na mente do consumidor.

A principal diferença é que não tenta vender um produto ou serviço específico, também não tem como principal objetivo aumentar as vendas de forma ‘instantânea’.
 

Mas sim, campanha institucional funciona!

Claro que é necessário ter o objetivo bem definido, ou seja, claro para todas as pessoas, do gestor à equipe de criação da agência.

Separamos alguns exemplos abaixo de onde a campanha institucional é necessária.

  • - Sua marca vai passar a atingir um novo nicho de mercado, será necessário criar esse posicionamento. Ou pior, desfazer o atual.

  • - Fortalecer o Tom de Voz da empresa. Você precisa se comunicar melhor com o público infantil por exemplo, você terá que criar uma campanha que comunique essa linguagem.

  • - Apagar um ‘rotulo’ que colocaram na sua empresa. Um dos nossos clientes, a Lamana Distribuidora era rotulada por abatedouro de aves (frango). E nossos esforços institucionais são para apagar isso.

  • - Mostrar diferenciação das demais empresas em mercados concorridos ou commodities. O caso da Skol com o “Desce redondo”.

É importante lembrar que normalmente uma campanha institucional tem por objetivo fortalecer um posicionamento.

Na prática isso significa que um bom objetivo para uma campanha institucional seria a de comunicar um "Marco" na sua empresa, um feito, um novo modelo de fazer o que se fazia.

Campanhas institucionais são muito legais para mostrar a sua diferenciação, ou seja, gerar buzz para sua marca.

Não que você não possa fazer isso em outros momentos. Veja o Case da Menta Pimenta Calçados, nossa cliente de comunicação 360º. Aproveitamos a campanha de dia dos namorados para criar um Quiz online. A ideia inicial do Quiz não era a de aumentar as vendas, mas sim fortalecer o posicionamento da loja como inovadora, diferenciada, cool. -> Acesse o Quiz aqui <-


Para encerrar.

Nosso conselho é que você faça no mínimo uma (1) ação/campanha institucional por ano. Isso ajudará as pessoas a lembrarem do seu diferencial e principalmente, ajudará a criar barreiras psicológicas a favor da sua marca, já que as barreiras racionais estão cada vez mais escassas.

Aproveite para ler o texto que trata sobre “Se os diferenciais Racionais e Tangíveis estão mortos, o que sobra?
 

Era isso, esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado.

Se Quiser trocar uma ideia sobre a Comunicação Estratégica da sua empresa? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar a posicionar e impulsionar os resultados da sua empresa através da comunicação 360º.