Moeda Social - Uma das principais armas de marketing de persuasão

Um dos principais gatilhos mentais usados no marketing é a Moeda Social, pois ela testifica ao nosso cérebro a Aprovação Social de determinada compra. Fazendo assim com que diminua a dor de compra e o medo.

Moeda Social é uma das mais fortes estratégias de persuasão do marketing, tanto que o mundo digital a utiliza o tempo todo. Porém ela pode ser usada em todos os pontos de contato da marca, como: spot de rádio, discurso de venda, etc.

Confira o podcast sobre o assunto abaixo:

 

O que é Moeda Social

Moeda Social é a validação de que os outros também pensam da mesma forma que você e precisa das mesmas coisas que você.

Por que é importante

Por que nós descobrimos o que é bom e correto descobrindo o que as outras pessoas acham correto.

Como funciona na pratica

Quanto maior o número de pessoas que acham um ideia correta, mais um individuo irá considerá-la correta.

Alguns Exemplos

Exemplo 1: Você vai a uma cidade pela primeira vez, esta lá a passeio e ao meio dia resolve procurar um restaurante para almoçar. Em qual você vai? Primeiro você olharia para o restaurante que tem mais pessoas. Segundo olharia quais desses restaurantes tem pessoas com o mesmo estilo que o seu.
Isso por que nosso cérebro entrará num processo de sobrevivência, ele vai te levar no lugar com menor risco de perda. Tudo isso por conta da Prova Social.
Claro que muito provavelmente no segundo dia você queira ir no restaurante que achou bacana, mas não tinha ninguém.

Exemplo 2: Você vai fazer um curso, porém está em dúvida se vale a pena, até várias amigos seus falarem que já fizeram ou estão fazendo o curso. Pronto, aprovação social.
Hoje em dia com a popularização dos cursos online funciona do mesmo jeito. Às vezes você não tem nenhum amigo que fez, mas você percebe que +1.000 pessoas já fizeram esse curso. O que seu cérebro avisa: Opa, esse curso deve ser bom.

Mas Por que isso funciona?

Por que nós somos fascinados por atalhos, tudo que percebemos que irá facilitar nossa vida é visto como uma boa solução pelo nosso cérebro.

Vamos a prática!

Confira abaixo os 3 gatilhos que você pode usar nas estratégias de marketing e comunicação do seu negócio.

Moeda Social 1 - O queridinho de vendas

Divulgue nos seus anúncios on ou off line o produto que mais esta vendendo, o que as pessoas mais estão procurando.
Vou pegar um exemplo de um restaurante: Divulgar que o restaurante serve determinados pratos e em especial o Queridinho das mulheres é Sanduiche Marroquino.

Moeda Social 2 – Número de pessoas

Outra maneira de mostrar a aprovação social é mostrando a quantidade de pessoas que já foram beneficiadas pelo seu serviço ou que compraram seu produto.
Vou pegar o exemplo do curso novamente: Divulgar um número aproximado que +1500 pessoas já fizeram o curso de inglês e estão falando fluentemente. É uma ótima moeda social.

Moeda Social 3 – Depoimentos

Uma das moedas sociais mais poderosas são os depoimentos de seus principais clientes, eles podem ser adaptados há um spot institucional, um Vídeo para a TV, vídeo institucional para o Youtube, vídeo promocional no site ou para Anúncios no Youtube e também em forma de texto no site e canais de redes sociais.

Das 3 técnicas acima, 2 delas você faz apenas olhando seus números. Já a última você irá precisar solicitar isso das pessoas. Então bole uma estratégia e converse com seus consumidores.

Já pensou em pegar o Prato mais vendido da noite de sábado e criar um Post no Facebook sobre: O Prato mais pedido no sábado Foi......


Frase do Dia:
O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção.
Livro As 22 consagradas leis do marketing