Não confunda marketing com comunicação

Um dos maiores erros que vejo muitos (não todos) empresários fazendo durante esses quase 5 anos de Moov é a confusão entre marketing e comunicação.

Eu até entendo a confusão pois sei que existe uma linha tênue entre os dois e que empresas de pequeno porte não conseguem ter as duas áreas separadas, porém a hora que a empresa entende a grande vantagem de ter essas duas áreas bem definidas e principalmente alinhadas, a empresa dá um grande salto.

Diferenças entre marketing e comunicação

Eu gosto de resumir da seguinte maneira: O marketing é o responsável pelas vendas, a comunicação é responsável em estimular o desejo da compra.


Vamos falar sobre o marketing

Todo empresário já ouviu falar no Mix de Marketing certo? Tudo bem, pode ser que você ainda não identifique por Mix de marketing, mas e se falarmos nos 4 P’s do Marketing?

Basicamente o marketing é responsável por cuidar e criar estratégias baseado nos 4 Ps.

Os 4 P’s do marketing são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Já foi levantado várias outras ideias de Gestão de marketing, mas até hoje a mais aceita é essa.

Eu (Gelson Campos) acredito que acrescentar mais um P, o P de Pessoas nessa equação é válido, porém acredito que na gestão moderna esse P de Pessoas já deve vir de fábrica, ou seja, tem que ser padrão. Pois pense comigo, o marketing trabalha em oferecer aquilo que o cliente precisa ou deseja, nesse caso o cliente sempre tem que estar no centro do negócio.

Então, para resumir, o marketing cuida de verificar as necessidades e desejos das Pessoas e oferecer Produtos de qualidade e que atendam essas necessidades e desejos a um Preço legal e com condições de pagamentos satisfatórios em um local/Praça de fácil acesso para sua comercialização, com estacionamento próprio, bem sinalizado e/ou via internet com frete para todo Brasil.

E só depois disso que vamos falar de Promover tudo isso. Percebam como esses 3 P's (produto, preço e praça) são de suma importância para o P de Promoção. É quase impossível promover um produto ruim ou com preço inadequado em um local de difícil acesso.

Além disso perceba que a Comunicação irá Promover exatamente as qualidades do produto com sua forma de compra e os locais para aquisição.

O P de Promoção

O marketing deve apontar o que você deve Promover durante os ciclos de vida do produto. Depois de identificado isso, é preciso promover, ou seja, anunciar sua oferta ao mercado alvo.


Começa agora uma nova etapa

Antigamente grandes anunciantes colocavam um Anúncio de TV aberta em um horário nobre e utilizavam uma personalização do PDV que estava praticamente resolvido.

Já as pequenas e médias empresas utilizavam Spot de rádio ou Anúncio em jornal que o boca a boca se encarregava de fazer o resto.

Hoje em dia com o avanço da globalização, a quebra de barreiras geográficas e o advento da internet e a explosão dos Smartphones, a comunicação está mais democrática.

O grande desafio da comunicação hoje é conseguir prender a atenção do consumidor. Nunca na história foi gerado tanto conteúdo como hoje, isso faz com que as pessoas não saibam no que vão investir seu tempo.

Então se sua marca quer sobreviver com a quantidade de inovação que os consumidores exigirão no futuro será preciso pensar bem nas estratégias de marketing e também profissionalizar a comunicação, tendo realmente uma comunicação 360°.


Era isso, espero ter ajudado a identificar a diferença entre marketing e comunicação e qualquer dúvida é só enviar um e-mail por aqui que estou a disposição.