O que é Gestão Inteligente de Marca

Acreditamos que uma empresa é feito de gestão empresarial, gestão da marca e por último mas não menos importante, de gestão da comunicação com o público.

Não sei se você acredita nisso, mas somos formados de Corpo, Alma e Espírito, e com nossa empresa não é diferente, ele é formado por Negócio, Marca e Comunicação.

Então do mesmo modo que para você ter uma vida em abundância precisa cuidar dessas 3 áreas da sua vida, na sua empresa é da mesma forma.

Sendo mais objetivo: tudo começa na gestão empresarial, e essa por sua vez começa na visão do empresário em saber onde ele (você) quer levar sua empresa, como ele (você) quer que as pessoas percebam a empresa, só assim sua Marca terá o que comunicar para que realmente um dia ‘Marque’ a vida das pessoas.

 

Como é feito uma Gestão Inteligente de Marca?

Feito esta ‘breve’ introdução (risos), vamos ver como se faz a Gestão de uma Marca.

Aqui na Moov acreditamos que tanto seu negócio, como a marca e a comunicação passam por 3 estágios, 3 níveis, ou 3 ondas que precisam ser escalados.

É muito importante que essas ‘ondas’ sejam ‘surfadas’ juntas, pois assim a empresa terá um crescimento mais sólido.

Em resumo Gestão Inteligente de Marca é:

1º - Garantir que sua Marca se torne ConhecidaRelevante e alcance seu propósito de existir.

2º - Ter uma comunicação assertiva para levar mais pessoas até sua empresa, crie conexão emocional com seu público, engaje mais e mais pessoas no seu propósito.

3 - Gerir os rumos empresariais para garantir que as ações realizadas passem da Onda de visar apenas o Lucro e comece a criar valor para a sociedade até criar ecossistema de valor ao redor da marca.

Responda: O que quero que minha empresa seja ‘quando crescer’? E quando ela chegar lá, qual será o próximo passo?

 

Responda: Qual o DNA da Minha Marca? Por que eu abro minha empresa todos os dias? Quem eu faço feliz no final do dia? Por que eu sou diferente do meu concorrente?
- Se a resposta for apenas ganhar dinheiro, tome cuidado.

 

Responda: Todos os pontos de contato da minha empresa com meu público estão comunicando a minha mensagem? Se a pessoa encontrar uma sacola da sua empresa e um folder saberão que é da sua empresa?
- Se o seu material é parecido com o seu concorrente, tome cuidado.
 

“Se você não sabe para onde quer levar sua empresa e sua marca, não comece nenhum esforço de comunicação.”


Quais os passos para Gerir sua Marca?

Gerir uma Marca é fazer com que o Plano Estratégico da Empresa e o Branding (DNA da Marca) estejam se moovimentando como planejado. Por isso antes de tudo você precisa responder as perguntas feitas acima.

Depois disso o Primeiro Passo é saber onde sua empresa se encontra no gráfico acima. Por isso que aqui na Moov criamos um diagnóstico para identificar o estágio atual da Empresa, Marca e Comunicação, realizado através de questionários, pesquisas, cliente oculto, etc. Tudo para saber o que e onde (estratégias) precisamos atuar e quais ações precisarão ser feitas e de que forma será executado (tática e operação).

O segundo Passo é criar um plano de comunicação que fará com que sua marca avance pelos estágios de forma consistente.

O terceiro Passo é colocar sua comunicação para rodar, ou seja, se moovimentar, cumprindo o plano de comunicação. É de suma importância manter sua comunicação sempre ativa, em TODAS as mídias que seu público se encontra.

O último Passo é Mensurar os resultados dos seus esforços. Essa mensuração pode ser mensal para verificar e realizar pequenos ajustes de rotas. E também um esforço maior semestralmente para ver o que é preciso tirar ou acrescentar da comunicação.


Conclusão

Trabalhar dá trabalho. Então se você quer ter uma empresa de sucesso, ou manter sua empresa com sucesso precisará com toda certeza cuidar dessas 3 áreas para garantir que ela avança os 3 níveis.

Mas saiba que depois de chegado ao topo, a grande missão agora é se manter lá.

Gosto de ilustrar essa caminhada com a experiência de um coach de líderes e pastor chamado Tiago Brunet que diz algo muito próximo a isso:

“Eu fui esquiar com meus filhos e resolvi subir uma das montanhas de neve, foi difícil, quase desisti diversas vezes, pois o frio era intenso e quanto mais eu subia mais difícil de respirar era. E quando cheguei ao topo me dei conta de uma coisa. O vento era muito forte e eu não conseguia respirar e percebi que a subida é difícil, mas permanecer no topo é muito mais”

Então saiba que quando você está no topo não tem nada que lhe proteja do vento forte.

Um forte Abraço.