Quais os diferentes tipos de agência?

Uma agência de publicidade é uma empresa de serviços dedicada à criação, planejamento e gestão de publicidade para os seus clientes. Os clientes típicos dessas agências, incluem empresas e corporações, organizações sem fins lucrativos e agências governamentais. As agências podem ser contratadas para conduzir a campanha publicitária.

Porém, as agências de publicidade aparecem em todos os tamanhos e incluem tudo, desde uma loja com uma ou duas pessoas, pequenas e médias agências, agências independentes de grande porte e multinacionais, entre outras.

Se você tem dúvidas em quais os tipos de agência que existem, confira abaixo alguns formatos:

 

Agências de Marketing

Agências digitais são especializadas apenas em campanhas on-line. Gerenciamento de redes sociais, marketing de conteúdo, inbound marketing, disparo de e-mail marketing, produção audiovisual, gerenciamento de mídias sociais, criação de estratégias e campanhas Ads (Facebook e Google), inserção de conteúdo em blogs e fan pages, criação de peças e sites, monitoramento, links patrocinados e otimização SEO são algumas das ações feitas por elas.

As agências especializadas em marketing digital estão em alta, graças ao custo relativamente mais baixo que o do marketing tradicional, bem como a possibilidade de se mensurar todo e cada resultado, algo muito mais difícil em campanhas massivas de rádio e TV, por exemplo.  A estratégia de Inbound Marketing, que consiste basicamente em ganhar a atenção dos seus prospects, vem crescendo no Brasil em função da viabilidade de se gerar tráfego, atrair leads e constituir ativos em um curto espaço de tempo.

 

Agências de Design

Se a natureza do seu negócio é mesmo o design, pode ter certeza de que terá uma demanda extremamente relevante proveniente das agências de marketing digital: Design voltado para a experiência do usuário, confecção de templates para e-books e/ou whitepapers, layouts, etc. Com  a predominância das plataformas mobile para o acesso à internet, as empresas recorrem cada vez mais a equipes seletas de designers para a criação de sites e blogs responsivos, ou seja, que se adaptam a telas de todos os tamanhos, desde um smartphone até um laptop.

Além de favorecer o foco em determinada área da estratégia do cliente, entregando resultados muito mais aprofundados em um tempo muitas vezes mais ágil, as consultorias podem atuar perfeitamente em conjunto, aproveitando-se do grau cada vez maior de interação e engajamento entre empresas e o público preconizado pelas mídias sociais.

 

Agências Full Service

Também chamadas de 360°, as agências full services são aquelas que englobam diversas atividades, com setores focados em todas as áreas da propaganda. As soluções integradas desse modelo de agência possibilitam maior negociação com o cliente, mais agilidade para resolver problemas, maior facilidade para monitorar todos os canais envolvidos na mesma estratégia, chegando a resultados mais sólidos e a vantagem de possuir uma comunicação mais alinhada, possibilitando um relacionamento mais estreito com o cliente. Porém, por fazerem um pouco de tudo, o foco fragmentado desse modelo de agência requer um maior comprometimento das estratégias em função do elevado número de tarefas simultâneas.

 

Agora que você ficou por dentro dos diversos modelos de agências que existem, conheça um pouco do trabalho da Moov e não deixe de visitar sempre o nosso blog!

 

 

FONTE: contentools